segunda-feira, 13 de julho de 2015

Por que desisti da transição capilar

Olá amores tudo bem??

Bom pessoal primeiro eu quero contar pra vocês o meu micro processo de transição que durou apenas 7 meses.

Em uma época remota kkk eu fui modelo e as agências me procuravam justamente pelo meu perfil de cabelo afro (cachinhos), eu na verdade odiava o jeito que eles armavam meus cabelos, gostava dele "emprastado" de creme e lambido com os fios "controlados", e quando eu resolvi sair desse mundo fashion fiz a caca.
Foto arquivo rara kkk

Alisei meus cachos, minha primeira progressiva aos 18 anos. A partir daí acabou! Eu realmente estava feliz por poder deixar meus cabelos soltos ao vento kkkk.


Encurtando a história. Agora que acompanho muitas blogueiras e blogs diversos me deu uma enorme saudade do meu cabelo enrolado. Vejo como hoje em dia cuidar dos caracóis está mais "tranquilo" e eu achava que tinha amadurecido o suficiente para cuidar do meu. Resolvi passar pela transição capilar.

Minha última progressiva tinha sido em dezembro de 2014 e estava decidida a deixar meu cabelo sem química, porém com 7 meses de transição - DESISTI.

Já fiz 2 tentativas de transição: Falhas

Eu sei que é uma derrota de minha parte, mas não estava aguentando mais. Motivos:

1- Cabelos de 2 texturas: estava impossível sair com algum penteado sem parecer um poddle que não acabaram de lavar, sério estava terrível. Não tinha ânimo pra sair.

2- Gripe: (o que isso tem a ver?) por causa da dificuldade de texturizar as madeixas eu tinha que molhar ele 3 ou mais vezes por dia. Com a raiz rebelde e enrolada e o resto alisado, impossível controlar. Para trabalhar saía com o cabelo pingando de creme e da-lhe vento, as dores de ouvido e garganta começaram a aparecer!

3- Piolho: se é verdade ou não eu não sei, mas em 4 anos que trabalho em escola nunca tinha pego piolho e sempre com química no cabelo, assim que a raiz cresceu adivinha, peguei piolhos. Foi traumatizante.

4- Praticidade: Quem fala que cabelo enrolado não dá trabalho eu discordo, existe sim métodos para facilitar a vida das cacheadas o famosinho agora "fitagem" que fica lindo, mas já viram o processo e a demora? Com os cabelos na química fico até 2 dias sem me preocupar com pente.

5- Queda de cabelo: na transição tive a pior queda de cabelo da minha existência. Como o cabelo estava bem enrolado na raiz, ele embolava todo e fazia nós, com cabelos finos eu desembaraçava aqui dava nó acolá e no fim o que saía no pente de cabelo dava uma peruca (exagero). Mas caiu muito muito muito.

6- BC: O grande corte me assustou, eu usei shampoo bomba para acelerar o crescimento do meu cabelo e não ia cortar de jeito nenhum. Eu demorei pra te-lo no tamanho que está e não iria abir mão dele.

Enfim descobri não estar realmente preparada para ter meu cabelo de volta. Acho lindo e cheio de personalidade quem assume os cachos naturais além de claro serem muito mais saudáveis do que o meu cheio de "ácidos", mas por enquanto a comodidade me convenceu mais.


Se você também passou ou está em transição conte aqui como foi, onde conseguiu forças pra ir até o fim e como eu posso me preparar futuramente para tentar de novo.

Big beijos

Ana

43 comentários:

  1. Sempre fui contra alisamento, gostava dos meus cachinhos porém me davam um trabalho danado fora ter que sair no frio muitas vezes com o cabelo molhado a praticidade me convenceu também e não me arrependo bjim

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é a maioria de nós cacheadas ao sucumbir ao alisamento é o problema do trabalho que o cacheado dá.
      Beijos

      Excluir
  2. Lindíssima de todos os jeitos...isso mesmo menina de atitude, faça o que te fizer sentir melhor. Meu processo de transição é estar deixando uma raíz enorme voltando a cor normal =/ mas eh pq não estou dando conta de bancar as "luzes" financeiramente kkkk Meu cabelo eh castanho bem escuro, porém o que posso fazer se gosto dele mais claro? =/ NãoEhFacilTransitar rs Beijos Gaby Vilione

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada miga lindaaa, você que é linda intensamente de qualquer jeito loira bela. Beijão

      Excluir
  3. Amiga, a transição é um momento muito difícil mesmo.
    O importante é vc se sentir bem, seja lisa ou cacheada. Não veja como fraqueza, apenas como uma experiência. Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bota dificil nisso miga, desistir também foi complicado ainda mais depois de 7 meses. Mas agora me sinto bem com a minha estima! Beijos

      Excluir
  4. Eu dava química no cabelo desde os meus 13 acho,depois disso nao parei mais, ja faz 1 e 9 meses que estou em transição capilar, ja dei um corte grande,mas ainda nao foi o bc,estou criando coragem para fazer isso ainda rsrs,tem horas que o cabelo nao fica do jeito que eu quero e as vezes da uma vontade bem mínima de desistir,mas aí eu olho para tras e vejo que ja dei um passo bem longo até aqui, e claro, minha auto estima em relação ao meu cabelo melhorou bastante,hoje eu me reconheço nele sabe. Um pena você não ter conseguindo :(,mas cada um é cada um e nçao se pode julgar.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
  5. Nossa amiga, não sabia que tinha sido tão difícil a transição para você, mais eu sempre penso que se sentir bonita conta muito mais que tudo, então se vc esta feliz assim continue! Tem meu apoio e se precisar de ajuda para voltar aos cachos estou aqui!! <3

    www.saltoaltonaestrada.com

    ResponderExcluir
  6. Oi Ana Paula eu super te entendo! Uso chapinha e não faço quimica desde 2012 as vezes tenho dó dos meus fios, mas eu me sinto bem assim sempre hidrato e faço o possível para ele não ficar ressecado, eu sei que esses processos são demorados e devemos ter paciência, mas é ruim esperar e foi esse um dos motivos pelo qual eu não assumi meus cachos mas se você está se sentindo bem e linda de liso se joga afinal nosso look é a gente que faz :) Fica na paz beijos :*
    Ah e tem post novo lá no blog http://lolitalolitando.blogspot.com.br/2015/08/batons-liquidos-da-quem-disse-berenice.html

    ResponderExcluir
  7. Oi Aninha,
    também desisti, porque sim kkkk, brincadeirinha , porque é difícil pra caramba lhe dar com a raiz enrolada e o resto meio liso, se fosse ao contrario seria mais fácil, mas.... Enfim de vez enquanto eu enrolo as pontas com a chapinha pra matar a saudade de ter cachos, mas acho que neste momento não abro mão da plastica. Bjim!

    ResponderExcluir
  8. Eu estou pensando em desistir. Estou acabando a transição capilar, só tem 10% de cabelo liso. Está fácil cachear, a raiz do cabelo está comportada. Mas, ainda estou bastante insegura com o meu cabelo. Não fica bonito molhado ou depois da secagem ao natural. O que eu faço é secar com o secador (tipo escova rápida) e amassar depois com pomada modeladora ou enrolar com a meia para definir os cachos. Dá trabalho do mesmo jeito que a escova definitiva e sinto que mesmo usando a temperatura mínima do secador e abolido a chapinha (só faço quando é para festa), o cabelo fica mais fragilizado do que se estivesse com química. Esse negócio que os cachos te dão "liberdade" não existe para mim. Ao mesmo tempo, o processo de transição me custou bem caro emocionalmente (viver de cabelo preso, sendo criticada na fase inicial da transição) e financeiramente (tanto gasto de creme com cronograma capilar, óleos, finalizadores importados que não deram certo, etc.), sinto pena de alisar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, se tu está conseguindo cachear acredito que valha a pena continuar e finalizar a transição, ainda mais porque o pior já passou, e quando estiver com seus cachinhos lindos de volta você não vai se arrepender! Torço por você. Bjs

      Excluir
    2. Oie, conseguiu continuar?

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Então estou a exatamente 7 meses de transição e nao aguento mais molhar cabelo todo dia usar 1 quilo de creme e o cabelo fico horroroso... fora que logo chega o frio... já estou pensando pq tenho sinusite ficar molhando cabelo todo dia não vai dar certo... Vou alisar denovo mas agora vou fazer algo mais suave do que progressiva...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente assim que me sinto, molhar cabelo no frio e gastar horrores com creme. Faz você muito bem um alisamento menos agressivo para os cabelos. Mas quem sabe algum dia a gente consiga passar pela transição não é?! Beijos e obrigada por comentar

      Excluir
  11. Então estou a exatamente 7 meses de transição e nao aguento mais molhar cabelo todo dia usar 1 quilo de creme e o cabelo fico horroroso... fora que logo chega o frio... já estou pensando pq tenho sinusite ficar molhando cabelo todo dia não vai dar certo... Vou alisar denovo mas agora vou fazer algo mais suave do que progressiva...

    ResponderExcluir
  12. Eu relaxava com guanidina, mas meu cabelo estava horrivel, ñ sabia mais o q fazer, ai depois de uns 2 meses de ter aplicado o relaxante fiz uma selagem c formol, ñ gostei do resultado e também pesquisei sobre os riscos do formol, ñ vou usar nunk mais!!! estou há 8 meses sem passar químicas, gosto de ver os meus cachinhos macios crescendo, mas ñ estou mais aguentando lidar c duas texturas, gosto d praticidade e meu cabelo é muito volumoso, também ñ me sinto bem c cabelo curto, por isso decidi q vou relaxar com tioglicolato, vou passar apenas na parte crescida um relaxante suave, sei q o natural é sempre melhor mais minha auto estima esta lá embaixo e o importante mesmo é q neste periodo aprendi muito a cuidar do meu cabelo, cronograma, umectação, coisas q ajudam o cabelo crescer, ñ sabia nada disso antes, e vou continuar cuidando muito, vou evitar escova e chapinha, mas decidi pelo relaxamento. Desejo boa sorte a todas q estão em transição e as q desistiram não fiquem se sentindo fraca, é normal e por ter tentado ja somos fortes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa você usa uns termos super dificeis que nem sei o que são os produtos haha. Esse relaxamento é bom? Sempre faço a plástica mesmo porque meus cabelos são bem crespos e é o único alisamento que segurou até hoje! Concordo com você já me senti vitoriosa de ter tentado mas confesso que foram os piores meses da vida com minha auto estima meu cabelo estava horrível e eu estava me sentindo péssima. mas enfim agora estou bem melhor. Sorte a todas as cacheadas guerreiras!

      Excluir
  13. Eu relaxava com guanidina, mas meu cabelo estava horrivel, ñ sabia mais o q fazer, ai depois de uns 2 meses de ter aplicado o relaxante fiz uma selagem c formol, ñ gostei do resultado e também pesquisei sobre os riscos do formol, ñ vou usar nunk mais!!! estou há 8 meses sem passar químicas, gosto de ver os meus cachinhos macios crescendo, mas ñ estou mais aguentando lidar c duas texturas, gosto d praticidade e meu cabelo é muito volumoso, também ñ me sinto bem c cabelo curto, por isso decidi q vou relaxar com tioglicolato, vou passar apenas na parte crescida um relaxante suave, sei q o natural é sempre melhor mais minha auto estima esta lá embaixo e o importante mesmo é q neste periodo aprendi muito a cuidar do meu cabelo, cronograma, umectação, coisas q ajudam o cabelo crescer, ñ sabia nada disso antes, e vou continuar cuidando muito, vou evitar escova e chapinha, mas decidi pelo relaxamento. Desejo boa sorte a todas q estão em transição e as q desistiram não fiquem se sentindo fraca, é normal e por ter tentado ja somos fortes.

    ResponderExcluir
  14. Ain... Tô na maior dúvida! Tô passando por uma fase em que me olho no espelho e me sinto a pessoa mais feia do mundo! Tô quase desistindo também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa é a fase do vamos ver, tem quem aguente e eu fui uma que desisti não suportei a pressão do espelho. Se é uma coisa que você quer muito eu desejo que você tenha muita força de vontade seja persistente, mas se você olhar no espelho e não gostar do que estiver vendo não se martirize vá ser feliz!! Faça uma escolha que não se arrependa!

      Excluir
  15. Ain... Tô na maior dúvida! Tô passando por uma fase em que me olho no espelho e me sinto a pessoa mais feia do mundo! Tô quase desistindo também.

    ResponderExcluir
  16. Eu já estou desde Abril sem quimica, no começo estava dando pra aguentar mas depois de uns 6 meses pra cá, piorou, cabelo bastante embaraçado, volumoso, fora a auto-estima, que está bem baixa, então eu tenho quase 100% de certeza que voltarei a relaxar o cabelo, eh bem menos trabalhoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza o trabalho é bem menor, sobre o embaraço é super verdade e o tanto que quebra os fios tentando desembaraçar? Eu desisti dessa sofrência e não me arrependo, mas até que você suportou bastante tempo acredito até que conseguiria mais! Mas só quem passa por isso sabe o que acontece com nosso cabelo dando trabalho! Obrigada pelo comentário. Beijos

      Excluir
    2. Ana Paula, eu raspei o cabelo então não passei pela transição... Fazem 1 ano e 10 meses e hj não me sinto satisfeita com meus cachos. Tô louca pra alisar. Meu cabelo tem umas três texturas algumas partes não definem, já cortei uns dedos umas três vezes e nada. Não tenho paciência e tempo pra texturizar, nunca consegui um day after, ou seja tô infeliz...

      Excluir
  17. Estou em transição ha 5 meses e auto estima é uma coisa q nao existe mais pra mim.... Vivo de escova, mas o cabelo fica super alto, muito feio. Pra amarrar é complicado pq os fios da frente são mais curtos e crespos, nossa q sofrimento!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai na fé que dá rsrs. Pelo seu comentário percebi que você está decidida em ir em frente na transição. Quando estiver linda e diva cacheada me mande uma foto sua de inspiração para eu publicar aqui no blog. Beijos e boa sorte! <3

      Excluir
  18. Estou em transição ha 5 meses e auto estima é uma coisa q nao existe mais pra mim.... Vivo de escova, mas o cabelo fica super alto, muito feio. Pra amarrar é complicado pq os fios da frente são mais curtos e crespos, nossa q sofrimento!

    ResponderExcluir
  19. Que bom ler seu blog. Passei quatro meses em transição, queria voltar ao cacheado original,mas sei que meu cabelo é do tipo que dá pra três cabeças, além de que acho lindo cabelo ondulado e liso, enfim... Radicalizei, não fiz BC mas cortei curtinho vai fazer um mês. Agora? Vou voltar pra guanidina, pq não tô nem um pouco feliz. Foi bom ter feito essa "loucura", mas agora tenho certeza que não quero mais tentar deixar meu cabelo natural. Então... Voltemos pra química, rsrs.

    ResponderExcluir
  20. Que bom ler seu blog. Passei quatro meses em transição, queria voltar ao cacheado original,mas sei que meu cabelo é do tipo que dá pra três cabeças, além de que acho lindo cabelo ondulado e liso, enfim... Radicalizei, não fiz BC mas cortei curtinho vai fazer um mês. Agora? Vou voltar pra guanidina, pq não tô nem um pouco feliz. Foi bom ter feito essa "loucura", mas agora tenho certeza que não quero mais tentar deixar meu cabelo natural. Então... Voltemos pra química, rsrs.

    ResponderExcluir
  21. Camila saga07 outubro, 2016

    Olha, te admiro muito. Eu tbm tenho cabelo com muitas texturas. Trabalho com touca e não rola mesmo. Passar o dia com cabelo amassado e depois ficar com ele todo marcado. O meu jamais ficaria cacheado. É ondulado na nuca, crespo no topo e as laterais são finas. Vira uma moita.se fico 4 meses sem progressiva, ele enrola na raiz e arrebenta fácil. Tô feliz assim. Tenho outras formas de mostrar orgulho da minha raça. De nada adianta deixar Black e pintar de loiro, vermelho, etc.

    ResponderExcluir
  22. tenho 5 meses de transição , mas.... não aguento mais , não tenho tempo para texturização raiz super inchada e as pontas finas se quebrando , da muito trabalho e sem contar gastos com cremes , agora so ando com cabelo preso minha estima esta la em baixo . parabens para as que conseguiram passar por este prosseso que não e facil .

    ResponderExcluir
  23. Adorei, revigorante, vou fazer meu relaxante hj mesmo. Chega de cabelo com duas texturas, é um molha da li, um molha de lá . Ufa.

    ResponderExcluir
  24. Acho que tem gente que não nasceu para transição, eu fiquei 1!!! 1 dia em transição e não aguentei, meu cabelo está lindo com progressiva, demorei para conquistar isso também, quando lavei percebi a gravidade do scab e assustei como ele embaraços e quebrava, parecia outro cabelo. Resolvi dar valor ao que eu tenho,mesmo a custo de química

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O scab acontece com cabelo natural logo após o corte da química. Se vc so ficou um dia em transição seu cabelo ainda tava sob o efeito da química impossível ter tido scab

      Excluir
  25. Acho que tem gente que não nasceu para transição, eu fiquei 1!!! 1 dia em transição e não aguentei, meu cabelo está lindo com progressiva, demorei para conquistar isso também, quando lavei percebi a gravidade do scab e assustei como ele embaraços e quebrava, parecia outro cabelo. Resolvi dar valor ao que eu tenho,mesmo a custo de química

    ResponderExcluir
  26. Pra mim tbm esta sendo mto dificil ainda mais pq meu cabelo tem varias texturas diferente.
    Mas meu problema maior é que ele ja nasce bem enroladinho na frente entao tenho que ficar retocando a raiz constantemente.... Agora to em duvida o que fazer.

    ResponderExcluir
  27. Quanto a gastar com creme acho besteira dizer q é mto gasto quando as químicas são mais caras e tem um custo de manutenção tbm.Se vc se sente melhor de cabelo liso,então ta valendo.O problema é q mtas tem seguido a transição por modinha e aí não dá certo mesmo.A transição real vem de dentro pra fora, é todo um processo de aceitaçao.Nao é sobre ter cabelos cacheados mas sobre te-los natural. bjo pra vc:)

    ResponderExcluir
  28. Eu já passei por transição duas vezes. Na primeira vez desisti por praticidade(cabelo liso realmente é mais prático). Depois disso transicionei de novo, fiz bc e tudo (pior merda que fiz na vida). Acho que cabelo cacheado não orna em mim, não gosto de volume, sempre curti penteados elaborados e com cabelo cacheado não dá pra fazer nada. Além do trabalhão pra cuidar. Pra mim não é questão de aceitação mais, é questão de gosto mesmo. Estou esperando meu cabelo atingir um comprimento maior e vou voltar pra minha amada progressiva. E se vc está pensando em transicionar a possibilidade de se arrepender é grande. Pense bem, pesquise bem, pois tem um monte de coisas que não te contam.

    ResponderExcluir
  29. Não aguento esperar meu cabelo voltar os cachos,desde dos 9 anos eu alisava meu cabelo,e me sentia feliz dms,mais ano passado eu parei de alisar meu cabelo e agora meu cabelo não tem química nenhuma,estou a 9 meses na transição capilar,já fiz meu bc e até semana passada eu estava feliz com meu cabelo cacheado,mais dps de ter escutado um monte de comentários ofensivos vou desistir e voltar a alisar...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que você e todo mundo tem que se perguntar é: eu quero voltar aos cachos porque quero meus cachos de volta e odeio meus cabelos lisos OU quero voltar os cachos porque tá na moda e todo mundo fica falando para eu me aceitar?

      Não tem essa de "se aceitar", o que importa é como você se sente mais bonita, com cabelo liso ou cacheado?

      Porque a verdade é: nenhuma dessas pessoas que voltam aos cachos usam o cabelo realmente ao natural, elas usam vários produtos para manter os cachos definidos, e gastam horas arrumando os cachos todos os dias.

      As pessoas ficam com medo de falar pra não passarem por preconceituosa, mas a verdade é nem todo mundo fica bonito com cabelo cacheado, ou com aquele cabelo volumoso, redondo. A verdade é que algumas pessoas ficam realmente mais bonitas e mais jovens com cabelos lisos.

      Não se iluda, cabelo cacheado demanda mais trabalho, tempo e dinheiro que liso. A não ser que você seja daquelas raras sortudas que tem os cachos naturais perfeitos, ou não se importe de andar com cabelo parecendo uma moita assanhada.

      Portanto, use o cabelo que faz VOCÊ se sentir mais bonita.

      Excluir
  30. Cara..Eu tô há 11 meses em transição e a cada dia acordo me.sentindo feia demais, vi esses dias minha foto de cabelo liso, e me arrependi muito não estar alisando mais, moro no Rio e o calor esta insuportável, não consigo nem fazer mais prancha, mas hoje entrei aqui e vi que não sou a única insatisfeita com esse treco de transição..

    ResponderExcluir