quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Vaidade mirim: esqueci de ser criança

Olá amores tudo bem?

Percebemos por aí vário blogs que abordam dicas de  moda, maquiagem e comportamento e o meu não é tão diferente :)

Porém hoje quis analisar de um novo ângulo a nossa influência na formação de opinião e nas consequências de tudo o que postamos só que nosso público alvo hoje será: crianças!

De acordo com o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente), criança é aquela com idade até 12 anos e devem ser respeitadas e terem todos os seus direitos assegurados e protegidos por sua família!

Enfim, e nós? Temos um veículo de comunicação público e sem restrição de faixa etária e isso faz com que qualquer pessoa (crianças) tenham acesso. E daí?  Bom até que ponto tudo o que postamos está qualificado para termos como seguidores crianças?

Quando vemos crianças com roupas "fashion" e toda maquiada e já com comportamento um pouco mais avançado para a idade, até achamos "bonitinho, charmosinho". Mas a vaidade é certa a partir de que idade? O que será que passa na cabeça de meninas que acompanham blogs que ensinam que para uma boa make é preciso estar com a sobrancelhas depiladas? Ou com as cutículas feitas? O que elas pedem para as mães nos aniversários? Maquiagens, perfumes, hidratantes, saltos?  


Cada dia mais cedo as crianças (meninas) estão se tornando "mocinhas" antecipadamente, o brincar de boneca e jogos de rua ficaram no passado e a moda agora é: brincar de ser gente grande!

Lembrando que não estou generalizando e sim focando naquelas meninas que antecipam uma fase da vida e atropelam a infância em busca da beleza e dos padrões.
Vejo por aí crianças de 4 a 10 anos que vão maquiadas e super produzidas para a escola e AI de você se não elogiar kkkkk. Ficam fofas mesmo, mini modeletes, mas... vocês acham que as makes são levinhas e discretas NÃOooo. A produção vai de sombras verdes e azuis à rímel e lápis preto. Unhas postiças também fazem parte da mega produção. Saltos que elas mal conseguem se manter em pé. Isso afeta diretamente o desenvolvimento natural do seu corpo, podendo atingir sua pele que é mais sensível, olhos e coluna.


Acredito que tudo tenha seu tempo e deve ser vivido intensamente cada uma das fases e a infância é a mais importante delas, a fase de descobertas e amizades sinceras, sem malícia: pura.
Nossa profissão tem por base,é claro, abordar assuntos de makes e tudo que mulher gosta e eu também, mas creio que um trabalho deva ser realizado com as seguidoras mirins, que gostam e nos admiram. Maior acompanhamento dos pais sobre o conteúdo que os filhos acompanham e a explicação de que nada é proibido à elas que devem sim se sentir bonitas, felizes, mas tudo de forma saudável e sem prejuízo à sua saúde.

Uma sincera opinião minha que espero não ter repercussão negativa, frisando que não sou contra a criança gostar de maquiagem e ser vaidosa, apelo sim para os abusos e os excessos que podem trazer prejuízos futuros.

Bjo, bjo

Ana

13 comentários:

  1. Hoje em dia a vaidade chega cada vez mais cedo nas crianças
    http://toobege.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh verdade e a infancia esta ficando fora de moda. Bjs

      Excluir
  2. Fico cada vez mais espantada com as crianças de hoje que se acham mulheres sabe, maquiagem e roupa vulgar, não só isso, o jeito de agir, se jogando em cima dos meninos. Eu só comecei a usar maquiagem quando tinha uns 14/15 e nem era tanto. Um dia se tiver uma filha ela só vai usar na idade certa, ela tem que aproveitar cada idade na hora certa.

    http://garotadosuburbio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que eh verdade Susany as meninas estao mais pra frente e algo q poderia ser levado na brincadeira como usar make da mãe e sapato alto esta fora de controle atropelando ate mesmo certos valores. Bjs

      Excluir
  3. Nossa amiga que post perfeito..ótimas palavras..eu concordo sim temos que saber dosar tudo sempre!! parabéns!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh verdade amigah... balancear eh o ideal tem q ter limite. Obrigadaa. Bjs

      Excluir
  4. Vamos seguir teu blog!!

    Ja conhece a Allani ?
    https://www.facebook.com/Allanibrasil

    A maior rede social de moda do Brasil ! Crie looks,siga suas musas, compare preços e produtos de mais de 500 marcas importadas e nacionais e é claro.. COMPRAS!


    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Adorei o post , as crianças hj em dia tem amadurecido rápido demais e antes do tempo, passam tdo tempo livre online, ou em videogames entre outras tecnologias , tem atitudes as vezes inesperadas que não se enquadram com a sua idade , olho a infância de hj e agradeço pela minha , onde brincavamos uns com outros e não por uma tela de computador . Os excessos é que estão fazendo da infância um mero detalhe na vida delas , fazendo as amadurecerem sem estar maduras. bjus

    ResponderExcluir
  6. Você falou tudo Ana, não é só make não esses dias vi um video de uma menina de uns 5 anos dançando essas músicas de hoje e os adultos em volta aplaudindo incentivando não sei onde vamos parar.

    ResponderExcluir
  7. Para dizer a verdade, eu não acho bonito vestir criança com uma roupa de gente grande, e maquiagem e se comporta como um adulto, eu acho que os pais que fazem isso estão ensinar a responsabilidade a criança muito cedo, e com auto estima muito acelerado beijo.

    ResponderExcluir
  8. Eu sou contra fazer crianças pularem etapas da vida, cuido muito bem dessa parte na educação da minha filha, claro que menina é sempre vaidosa, mas não pode perder momentos de brincar e curtir a infância pra ficar preocupada com cabelo, batom e unha.

    ResponderExcluir
  9. Amiga você falou TUDO agora, eu sou totalmente contra usar maquiagens e qualquer item de "beleza" em meninas mais novas porque é o que você diz elas deixam de aproveitar a infância para ficar dentro dos padrões cabe aos pais saber monitorar e maneirar certas atitudes. Amei seu post ♥

    ResponderExcluir
  10. Acho que criança tem que ser vaidosa,sim,mais TEM limite,claro criança tem que brincar sujar,e tal,mais vaidade a mulher tem desde criança

    ResponderExcluir