sábado, 22 de fevereiro de 2014

Escrevendo bem! Aprenda como :)

Oi pessoal todo  bem?

Hoje vim falar neste post sobre um assunto bem legal, porém uma dificuldade grande para algumas pessoas: Como escrever bons textos.

Bom galera, eu não sou “a expert” no assunto mas sempre me garanti bem nas minhas redações e textos rssrs. Pois além de gostar de escrever e ler, praticava bastante.
Gosto muito de escrever histórias, compor poesias e isto me fazia ter mais contato com diversos textos e aprender novas palavras e expressões.
Então gente eu utilizo algumas técnicas para escrever textos que facilitam a minha vida.

1° Leia, isto é meio obvio mas temos sempre que destacar que para ser um bom escritor, precisa ser um bom leitor, já que seu vocabulário vai depender do que você já leu e entende. Leia sempre, até mesmo outdoors na rua, acrescente novas palavras no seu cotidiano. Sempre que desconhecer alguma, não tenha preguiça de procurar no “pai dos burros” o famoso dicionário! Aprenda sempre e se atualize.

2° Escreva, treine sua escrita, perceba qual seu estilo textual, e cultive este gosto. Muitas pessoas relatam seu dia-a-dia em diários e isso também é bom, apesar de ser um hábito culturalmente adolescente, muitos adultos mantém diários e escrevem muito bem. Escreva textos sobre o tempo, sobre seus pais, sobre qualquer assunto; treine muito e depois leia releia, pois é tão importante quanto escrever!
3° Peça para que alguém leia seus textos, parece meio bobo, mas as pessoas tem um senso crítico sobre o que gostam ou não de ler. Aceite as críticas construtivas e tente melhorar em cada ponto destacado pelas pessoas. Siga dicas, tente outra vez! As pessoas terão prazer em te ajudar com seu novo hobby! Não tenha medo e nem vergoinha de receber críticas, elas te ajudarão a crescer e melhorar sua escrita.

4° Chuva de palavras, esta uma técnica que aprendi na escola, que consiste em: depois de saber e resolver a temática do texto, reúna várias palavras referentes ao tema, o que te faz lembrar e que podem facilitar na composição do texto. Por exemplo:

MEIO AMBIENTE
*ser humano
*respeito
*árvores
*fauna e flora
*planeta
*preservação
*mundo
*desmatamento

Bom galera é assim que me entendo com meus resumos, redações, textos e etc.
Espero ajudar vocês e ao pessoal que vai prestar Enem ou fazer vestibular!
Bjo, bjo

Ana

Nenhum comentário:

Postar um comentário